Páginas

sexta-feira, 28 de dezembro de 2012

Vitamina D - a grande descoberta da medicina

Em setembro do ano passado fiz uma descoberta surpreendente: 20 minutos diários de sol, no horário adequado, ou, simplesmente, corrigir os níveis de vitamina D no organismo pode melhorar a condição de vida de quem já enfrenta doenças autoimunes, como a esclerose múltipla, e evitar, em qualquer pessoa, doenças que atualmente são as principais causas de morte no mundo, como o câncer e as doenças cardiovasculares, além de outros problemas de saúde como diabetes e hipertensão. Vivemos nos deparando com dicas e orientações para melhorar nossa qualidade de vida, na verdade, somos bombardeados com isso diariamente, mas eu nunca havia me deparado com uma medida tão simples e capaz de garantir tantos benefícios ao mesmo tempo. 

A descoberta que fiz foi decorrente do meu trabalho como repórter da revista Dia Melhor, publicação veiculada na região do ABC paulista. Recebi uma proposta de pauta sobre o tema e iria trabalhá-lo como uma matéria curta, indicando as recentes descobertas sobre a vitamina D. Mas bastaram poucos minutos de conversa com o neurologista e professor da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) Cícero Galli Coimbra, um dos principais nomes relacionados ao tema no Brasil, para notar que o assunto merecia um espaço maior. A matéria virou capa da edição de outubro de 2011 e pode ser lida na íntegra aqui.

Os estudos sobre a vitamina D (que, na verdade, é um pré-hormônio e não uma vitamina) são recentes - foram iniciados há pouco mais de 40 anos, com pesquisas sobre o elevado número de pessoas com esclerose múltipla nas regiões mais distantes da linha do Equador, como os países nórdicos, em comparação com as que habitam lugares caracterizados pela maior incidência de raios solares. De lá para cá, as pesquisas foram se multiplicando e só há cerca de uma década têm ganhado repercussão e adesão de parte da classe médica.

Sediado na Califórnia, o Vitamin D Council é uma ONG criada em 2003 pelo médico John Cannell e que possui uma equipe multidisciplinar dedicada a divulgar as novas descobertas e os benefícios referentes a vitamina D, que, segundo afirma o Dr. Cícero, é o assunto mais importante da medicina. De acordo com o Conselho da Vitamina D, se for considerado o nível atualmente recomendado de vitamina D - 30 nanogramas por mililitro de sangue (30 ng/ml) -, metade da população mundial está com deficiência. Porém, o órgão sugere que essa indicação seja revista para 50 ng/ml, dosagem que seria mais satisfatória para o organismo. Nesse caso, a deficiência de vitamina D atingiria 90% da população. Se você pensar que o hormônio sintetizado pela pele a partir da exposição solar regula 229 funções das nossas células, como afirma o Dr. Cícero, ou. como defende o Dr. Mercola, 10% do nosso código genético, entenderá a importância em conhecer melhor o que essa substância pode representar em ganhos para a saúde de qualquer pessoa e, também, para os sistemas públicos de saúde do mundo todo.

Penso em que em pouco tempo pode haver uma sensibilização maior por parte dos governos e da classe médica em relação ao assunto. É difícil prever. Li artigos publicados há mais de dez anos que já indicavam que na próxima década (a atual) já existiria a cura para o câncer e ela seria promovida justamente pela vitamina D. Hoje, as estatísticas continuam pessimistas em relação a doença, que apenas no Brasil, até o fim deste ano, deve acometer mais de 500 mil pessoas, segundo o Instituto Nacional do Câncer (Inca). 

Durante a entrevista que fiz com o Dr. Cícero ele mencionou que o remédio mais indicado pelos médicos para controle das crises provocadas pela esclerose múltipla tem um custo elevado. Além do preço caro que os pacientes pagam, chegando até a R$ 11 mil, os efeitos colaterais são desanimadores, entre eles, a queda da imunidade. Mas o lobby farmacêutico parece ter mais impacto do que as pesquisas que apontam melhora mais significativa das condições de saúde desses pacientes apenas com a suplementação da vitamina D, então, a saída é divulgar informações como essas. Não é o caso de mobilizar as pessoas para que sigam as recomendações apontadas pelas pesquisas, mas de que elas tenham acesso às informações decorrentes desses estudos.   

Obtenção da vitamina D

A exposição solar é a principal forma de obter vitamina D. Além de ser uma medida sem custo algum, é a forma mais recomendada para adequar os níveis do pré-hormônio no organismo, já que a própria pele regula a absorção dele. Para qualquer pessoa saudável e que não apresenta impedimento à exposição solar, o ideal é permanecer no sol por 15 a 20 minutos, com roupas leves e a maior parte do corpo exposta, no horário em que a sombra corporal seja aproximadamente do tamanho da estatura, recomenda o Dr. Cícero. Essa recomendação é importante porque, diferentemente da indicação do melhor horário, ela pode ser seguida em qualquer época do ano e em qualquer lugar do mundo, já que a incidência solar é diferente de um lugar para o outro ou dependendo da estação do ano e até mesmo do horário de verão. Outro detalhe é que a exposição deve ser feita sem protetor solar, mas, atente para o fato de que a permanência ao sol vale para poucos minutos e que o objetivo não é queimar a pele, ou seja, quando ela adquiri coloração avermelhada.

Existe também formas sintéticas de obtenção da vitamina D, mas elas devem ser indicadas apenas por um médico que acompanhe a dosagem com exames de sangue.

Mais sobre a vitamina D

- Se você é portador de esclerose múltipla ou conhece alguém nessa condição, sugiro dois vídeos. O documentário Vitamina D - Por uma outra terapia, produzido pelo jornalista Daniel Cunha, que é portador da doença, mostra a condição de seis outros portadores de esclerose múltipla que fizeram tratamento com a suplementação de vitamina D. O programa Sem Censura, da TV Brasil, entrevistou o Daniel e o Dr. Cícero, esse é outro vídeo que a vale a pena ser visto. 

- Há mais vídeos disponíveis sobre vitamina D nos canais Celso Galli Coimbra e Vitamina D. Este último, também possui um grupo no facebook e um blog.



4 comentários:

  1. Já garanti a cota de Vitamina D por hj! Fiquei 20 min no sol! rs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Só tem que ficar no horário certo, viu?! Não vai se esturricar no sol do meio-dia.

      Excluir
    2. é aí que está.... no livro do Dr. Michal Hollick ele indica que o melhor horário para se tomar o sol é entre 12:00 às 14:00 horas, a mesma informação também está contida no site Beleza orgânica.

      Excluir
    3. Não há consenso em relação a isso. Já questionei dermatologistas sobre absorção de vitamina D e eles todos são contra a exposição solar, indicam a obtenção sintética da substância. Se você pesquisar melhor, descobrirá que há médicos, inclusive, que dizem que o sol prejudica o sistema imunitário - o que destoa do grande número de pesquisas científicas que dizem o contrário.
      Enfim, tive a oportunidade de entrevistar o Dr. Cícero, que por horas explicou o funcionamento da vitamina no organismo e as pesquisas que desenvolveu. Não entrevistei o Dr. Hollick, mas é preciso levar em consideração a região dele, já que, quanto mais distante dos trópicos, menos intensa é a incidência do sol. Acho arriscado passar uma informação dessa no Brasil, por conta dos riscos que você já deve conhecer. A recomendação do Dr. Cícero foi a mais coerente que encontrei até o momento.

      Excluir